Acesso Contábil - Seu Portal de Informações e Serviços sobre Contabilidade

(13) 97403-0313 NFStock

Já são 350 os importadores de produtos Paraguaios

Postado em: 14 de fevereiro de 2012 | Arquivado em: Blog, Receita Federal

A importação por via terreste de mercadorias procedentes do Paraguai, através do Regime de Tributação Unificada, mediante pagamento unificado de impostos, entrou em vigor na última quarta-feira (8). Segundo a Receita Federal, 350 empresas já se cadastraram para utilizar o sistema.

A maioria dos cadastros é de empresas do Paraná, que conta com 101 empresas habilitadas. Em seguida aparece São Paulo, com 54 cadastros; Santa Catarina, com 37; e Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com 30 cada um.

Só podem optar pelo regime as microempresas, cuja a receita anual é de R$ 360 mil, e os microempreendedores  individuais, que faturam, por ano, até 60 mil, que sejam tributados pelo Simples Nacional.

Carlos Alberto Freitas BarretoPara o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, a medida visa facilitar o comércio das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai, “cujas relações comerciais são significativas, dentro de um projeto maior, o Mercosul”.

Além disso, ele acredita que o sistema fomentará a formalização do comércio na região da fronteira Foz do Iguaçu/Ciudad Del Este,  (Sacoleiros e camelôs) afetando de maneira positiva tanto a economia brasileira quanto a paraguaia, e fortalecendo os laços entre os países.

Brasil

Forte abraço, o Brasil só é sucesso com você!

São Vicente, 14 de fevereiro de 2012
Edevaldo C. Monteiro
Téc. Contabilidade

Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos!