Carteira de Trabalho Digital: conhece esta novidade?
A implementação da Carteira de Trabalho Digital integra o projeto de modernização dos serviços oferecidos pelo Governo Federal aos trabalhadores, que também inclui a implantação de sistema do Seguro Desemprego com biometria, a certidão negativa de débitos com o Ministério e o Portal Mais Emprego, que permite a conferência de requerimentos de abono salarial e seguro-desemprego, além de oferta de vagas de trabalho e cursos de qualificação.
O lançamento da nova Carteira de Trabalho Digital é mais um passo nesse processo. Futuramente, o Ministério do Trabalho e Emprego prevê a implantação de documento que agregará todas as informações relevantes para aos trabalhadores: em uma segunda etapa, fala-se em integrar com todos os órgãos que trabalham com identificação para chegarmos ao Cartão do Trabalhador, que irá juntar informações do CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho em um único documento, o que diz o atual ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
Assista abaixo uma pequena entrevista com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
As carteiras de trabalho expedidas no Brasil terão tarja magnética e numeração única para todas as vias. A nova versão do documento oferece mais segurança ao trabalhador, vale pra todo território nacional e pode ser retirada no mesmo dia em que for solicitada. No momento de emissão, os dados dos cidadãos serão cruzados com outros bancos governamentais e o documento terá informações unificadas, que facilitarão o pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários.
Para falar sobre o assunto, o vídeo abaixo apresenta uma entrevista com Francisco Gomes dos Santos, coordenador de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho.